“A poesia não se entrega a quem a define.


Mário Quintana


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Devaneios


Olhos cansados de um filhote antigo

A chuva caía pesadamente do lado de fora, a xícara de café esquentava minimamente as minhas mãos e a minha cachorrinha sentava-se no meu pé direito, me fazendo olhar pra baixo, cruzando seu olhar com o meu:
-Tá chovendo lá fora mesmo, pelo visto demora pra passar...
Ela se espreguiça como se essa fosse a nossa deixa de uma tarde preguiçosa de livros, comidas e monotonia. Resolvo por em ordem alguns textos no computador e ela calmamente depois de comer caminha até a sala e levanta as patas pedindo colo.
-Folgada. Resmungo falsamente, porque ela é peluda e me olha com os olhos brilhantes e cansados, de quem quer aconchego, mas eu não sei se é pra ela ou se ela leu minha alma e veio me dar carinho...
Descansou a cabeça entre os meus joelhos e quando eu terminei de escrever colocou a cabeça gentilmente em cima do teclado
-Quer ver se ficou bom? Ela me olha com os olhos grandes e brilhantes e eu afago as orelhas peludas e cheirosas dela.
Carrego-a pro sofá onde deitada ela se ajeita na minha barriga e coloco um filme pra assistir e ela atentamente acompanha o cachorro da televisão e quando ele late ela rosna baixinho com preguiça querendo me defender ou só chamar atenção, um tapinha gentil no topo da cabeça e ela me olha com os olhos brilhantes e cansados, de quem vai aproveitar a tarde e o colo pra dormir até a chuva passar...
E o silêncio do apartamento, o vento balançando as chaves na porta, fazem com que ela levante uma orelha atenta, e me olhe, e eu indago os olhos grandes e brilhantes que cansados me consolam, dizendo que a solidão que eu sinto vai passar assim que eu fechar os olhos e sentir o roncar do bicho peludo e cheiroso que dorme comigo a anos e que sem reclamar me faz companhia e enxuga minhas lágrimas com afagos de filhote antigo e nunca esquecido, e a chuva lá fora embala o sono de duas velhas companheiras que tem os olhos cansados demais pra notar que um arco-íris vem chegando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário